top of page
  • Foto do escritorCompanhia Cepa Torta

As VAGABUNDAS chegaram à Mina de S.Domingos

E foi com muito entusiasmo que recebemos, no dia 1 de abril, as artistas vencedoras da Open Call "VAGABUNDAS" na Mina de S.Domingos, onde passarão um mês em Residência a desenvolver as suas propostas artísticas.


A Catarina Vieira e a Marta Xavier trouxeram muita vontade de conhecer esta Comunidade e a sua envolvente e nos primeiros dias fizemos alguns passeios pelos locais mais importantes e icónicos que marcaram o passado da Mina de S.Domingos, mas também pelas novas instalações artísticas que através do "nosso" Projeto MALACATE já habitam estes espaços.


Aliás, o dia da sua chegada à Mina coincidiu também com o início da residência dos artistas Rui Paixão e Brandon Lagaert, um coletivo que irá desenvolver uma performance em conjunto com a Comunidade no final do mês de abril, no âmbito do Projeto Malacate.


© Sónia Godinho


Assim, no dia 1 de abril, juntámos estes quatro artistas, o Miguel Maia, Diretor artístico da Companhia Cepa Torta e também do MALACATE e as respetivas equipas de produção, para um passeio à incrível Achada do Gamo, um ícone das ruínas do complexo mineiro.


No dia seguinte, pela manhã, fez-se um passeio pela Tapada Grande e pelo Cais do Minério, aproveitando o calor primaveril que já se faz sentir por este local. A tarde foi dedicada a conhecer o centro da Mina de S.Domingos e a visitar os espaços de trabalho - O Cineteatro e o Musical.


A segunda-feira começou com uma visita ao Arquivo da Fundação Serrão Martins, onde se encontra todo o espólio de objetos recolhidos de forma sistemática para tratamento museográfico com vista à preservação e valorização da memória coletiva dos mais de 150 anos de história do complexo industrial da Mina de S. Domingos. A visita foi conduzida pela Sara Ribeiro da Fundação, a quem estamos muito gratos por todo o apoio neste acolhimento às "nossas Vagabundas".


© Inês Achando


E agora deixemos as nossa artistas colocar mãos à obra, pois o tempo foge e no final do mês estaremos atentos para conhecer todo o trabalho desenvolvido neste sítio mágico.


Saiba mais sobre o calendário no nosso site.


A Residência Artística VAGABUNDAS é uma parceria da Companhia Cepa Torta com a Câmara Municipal de Mértola.

67 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon
bottom of page