• Sónia Godinho

A nova Temporada do Esta Noite Grita-se está a chegar!!


É já a 14 de Outubro que tem início o ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro da 6ª Temporada do Festim Esta Noite Grita-se.


Mais uma vez, percorremos diversos locais em Lisboa (com visitas a outros pontos do país), com aquele que é "o" festim itinerante da palavra lida, que celebra o texto teatral em todo o seu esplendor e onde, à semelhança de um banquete, se come, se bebe e se degusta a palavra.


Os textos teatrais são essa espécie de elo entre a leitura solitária e a escuta da palavra dita em comunidade. É de facto um festim, democrático, aberto a todos, com apresentações conduzidas por uma direção artística que acompanha um vasto conjunto de atores.


As leituras não obedecem ao cânone: há um actor que lê as didascálias, os textos são lidos quase sempre na íntegra e todo o processo de ensaios leva a momentos dotados de um fulgor e exuberância invulgares, apesar do despojamento do dispositivo cénico e da relação íntima e informal estabelecida com o público.


Este ano temos novidades em termos de programação, com dois espaços que se estreiam no acolhimento ao Esta Noite Grita-se: o Centro Cultural de Belém e o Teatro Nacional D.Maria II. Na nossa, já habitual, colaboração com as BLX, vamos este ano pela primeira vez à Biblioteca de Alcântara.


O ciclo de leituras estende-se de outubro a dezembro, sendo o primeiro mês desta temporada dedicado às apresentações nas BLX (Biblioteca do Palácio Galveias, Biblioteca de Alcântara e Biblioteca de Marvila).


Em novembro estaremos no CCB e em dezembro terminamos em grande, no TNDMII, com a apresentação do texto vencedor da 2ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, cuja vencedora será divulgada já a 1 de outubro.


Conheça AQUI o calendário do ciclo de leituras desta 6ª Temporada e saiba mais sobre a bilheteira.


O festim traz também atividades paralelas, como Oficinas de leitura de textos dramáticos para jovens - nesta edição decorrerão nos dias 29 e 30 de outubro na Biblioteca de Marvila. As oficinas são de entrada livre mediante inscrição através dos seguintes contactos: producao@cepatorta.org | (+351) 924 744 048


Pode ainda ouvir em podcast várias leituras de textos apresentados em edições anteriores. O podcast do Esta Noite Grita-se pode ser ouvido nas principais plataformas digitais e também AQUI .


Desde 2017 o Esta noite grita-se apresentou, nas suas cinco temporadas, 27 textos em 77 apresentações em diversos locais de Lisboa/resto do país, com participação de cerca de 100 atores, com um público que tem vindo a aderir cada vez mais a esta iniciativa.


Se já conhece, venha e traga amigos, se não sabe ainda o que é este Festim então é altura de vir ver e ouvir!!


O Esta Noite Grita-se espera por todos, já a partir de dia 14 de outubro, com a leitura do primeiro texto: As Presidentes de Werner Schwab.

126 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon