top of page
  • Foto do escritorSónia Godinho

OPEN CALL para Residência Artística - VAGABUNDAS

Atualizado: 3 de mai. de 2023


Até dia 28 de fevereiro continuam abertas as candidaturas à Residência Artística - VAGABUNDAS, destinada a mulheres criadoras, nas áreas do teatro e artes performativas.


A Residência artística de criação, investigação e pesquisa terá a duração de 1 mês para duas artistas selecionadas através desta open call, decorrerá na Mina de S. Domingos, Mértola, de 1 a 30 de abril de 2023.


Será atribuída uma bolsa de criação no valor de 1000€ (mil euros), para cada artista, sendo disponibilizado alojamento para o período de residência e ajuda de custo para deslocações (1 viagem de ida e volta do seu local de residência para a Mina de S. Domingo) e alimentação para o período da residência.


Porquê "Vagabundas"?

Porque é necessário continuar a dar palco às vozes menos ouvidas. E neste caso à criação no feminino e também àquela que é feita no interior do país, explorando as intersecções entre estes dois mundos subrepresentados na produção artística. O título "Vagabundas" é uma provocação e é roubado ao nome da uma das obras mais conhecidas, e recentemente reeditada, de Mercedes Blasco - actriz e cantora, com origem na Mina de S. Domingos (Mértola), importante no panorama cultural de Portugal no virar do século XIX para o XX. Infelizmente Portugal esqueceu este nome, tendo Mercedes morrido na miséria e não vendo reconhecido em vida o enorme trabalho de disseminação da cultura portuguesa de que foi responsável. Vagabundas pretende dar palco e voz a artistas portuguesas que queriam desenvolver pensamento artístico na área das artes performativas em ambiente descentralizado, longe das grandes urbes.


Porquê a Mina?

A Companhia Cepa Torta tem tido uma presença regular na Mina de S. Domingos com o grande projeto Malacate, de criação artística pluridisciplinar que durante ano e meio tem trazido quase todas as semanas eventos diversos, criações artísticas com a comunidade e com a participação de artistas nacionais e do norte da Europa. Esta Residência "Vagabundas" surge na vontade de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Malacate, aproveitando o movimento criado e a vontade da população em que a Mina e o concelho de Mértola seja um polo artístico incontornável a sul do Alentejo e indo contra a corrente do esquecimento a que muitas destas zonas têm estado votadas, à semelhança da conterrânea Mercedes Blasco, artista de uma energia ímpar mas cujo trabalho tem vindo a ser esquecido. Após o Malacate terminar iremos continuar a desenvolver trabalho de continuidade convidando cada vez mais artistas e públicos a trabalhar com esta comunidade, honrando a memória de Mercedes e usando o seu nome como exemplo de força criativa, já que se hoje o interior e a criação no feminino não têm o merecido palco, há cem anos o panorama era verdadeiramente desolador.


Para saber mais sobre esta Residência e conhecer o Regulamento consulte o nosso site.


Ajude a divulgar esta Open Call partilhando este post nas redes sociais.

92 visualizações

Comments


  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon
bottom of page