
O QUE É O PROJETO VAGABUNDAS - RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS MERCEDES BLASCO?
VAGABUNDAS é um projeto de residências artísticas de criação que promove a produção artística no feminino, em diálogo com práticas artísticas descentralizadas. O seu foco incide, em particular, em territórios e comunidades marcados por fragilidades de desenvolvimento e processos de desertificação.
Com periodicidade anual, as residências inspiram-se na figura de Mercedes Blasco, um dos vários pseudónimos de Conceição Vitória Marques, e na sua obra literária mais conhecida, Vagabunda — um diário de memórias da mulher e da artista. Ao recuperar esta referência, o projeto afirma a importância da sua vida e do seu trabalho, reforçando o seu legado e atribuindo-lhe a relevância simbólica e política que lhe foi negada em vida.
A QUEM SE DESTINA?
Artistas de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, maiores de idade, que se identifiquem com o género feminino, sejam cisgénero ou transgénero.
O QUE OFERECEMOS?
-
Residência artística de criação, investigação e pesquisa com a duração de aproximadamente um mês, na Mina de S. Domingos, para duas artistas selecionadas através de open call;
-
Bolsa de criação no valor de 1000€ (mil euros), para cada artista selecionada;
-
Espaço de trabalho partilhado na Mina de S. Domingos;
-
Alojamento e ajudas de custo para alimentação e deslocações para o período de residência na Mina de S. Domingos e de estadia em Lisboa para a partilha pública (3 dias).
CONHEÇA O JÚRI DA 4ª EDIÇÃO
APOIOS





_edited.jpg)
