
VAGABUNDAS
Residência Artística '23
teatro e performance
PROGRAMA >>ABRIL '23

Nos dias 27 e 28 de Abril abrimos as portas do Cineteatro da Mina de S. domingos, entre as 18h e as 20h, para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas artistas MARTA XAVIER e CATARINA VIEIRA, na 1ª edição da residência artística Vagabundas.
* CATARINA VIEIRA * * MARTA XAVIER *
"Lugar x" "Mina, Mercedes, Marta - um triálogo"
Dia 29 de abril, pelas 15h, Miguel Maia, director artístico da Cepa Torta, conduz uma conversa com as artistas sobre os seus processos artísticos e a experiência de criação ao longo do mês de abril na Mina de s. Domingos.
Fique a conhecer mais sobre as duas vencedoras através das suas biografias e das sinopses dos projetos que desenvolvem nesta Residência Artística.
Entrevista a Catarina Vieira e Marta Xavier
In Coffepaste, 21 abril 2023
VAGABUNDAS é uma residência artística de criação que tem como objetivo promover a criação artística no feminino e na interseção com o desenvolvimento de trabalho artístico descentralizado em particular em comunidades com problemas de desenvolvimento e desertificação.
Com uma periodicidade anual, esta residência inspira-se na história de Mercedes Blasco, um dos muitos pseudónimos de Conceição Vitória Marques, e no nome da sua obra literária mais conhecida “Vagabunda”, um diário de memórias da mulher e da artista. Reconhecer a sua importância e tê-la como inspiração é reforçar a sua existência, o seu legado e dar a relevância política que, em vida, Mercedes não teve.
Inspiramo-nos na sua história para criar VAGABUNDAS, residência artística de criação para mulheres portuguesas. Fazê-lo no interior, na aldeia natal de Mercedes, na Mina de S. Domingos (Mértola), é afirmar a necessidade de uma criação mais descentralizada, sustentável e verdadeiramente acessível e participada.
DESTINATÁRIAS
Artistas das áreas do teatro ou performance, de nacionalidade portuguesa que se identifiquem com o género feminino (cisgénero ou transgénero).
1ª Edição- Abril '23
Durante o período de candidatura - mês de fevereiro - recebemos 37 candidaturas com muitos projetos interessantes e desafiantes, o que tornou esta escolha um processo difícil e duro, mas tivemos de fazer uma escolha e a mesma recaiu sobre duas jovens mulheres criadoras: Marta Xavier e Catarina Vieira.
Parabéns às duas vencedoras, que durante o mês de abril, estão em Residência Artística na Mina de São Domingos, Mértola, onde desenvolverão o seu trabalho com as necessárias condições, aproveitando este maravilhoso ligar e a generosidade das suas gentes para pensar e criar com toda a liberdade e dignidade que muitas vezes ainda falta às mulheres criadoras.
Mas também de parabéns estão todas as mulheres que se candidataram a esta residência, com todo o seu empenho e dedicação. Pela amostra de qualidade das propostas que recebemos estamos certos que em breve todas estas artistas terão oportunidade de desenvolver e mostrar o seu trabalho.
CALENDÁRIO
A calendarização do projeto é composta por duas fases, durante o mês de abril na Mina de S. Domingos (Mértola) e no mês de outubro em Lisboa:
-
Residência artística de 1 a 30 de abril 2023 na Mina de s. Domingos, Mértola;
-
Mostra - Dias Abertos a 27 e 28 de abril 2023 e Conversa com as Artistas no dia 29 de abril, na Mina de S. Domingos, Mértola;
- Sessão aberta ao público com as artistas Cláudia Lucas Chéu, Natália Luiza e Nádia Torres em formato DEBATE-CONFERÊNCIA sobre os temas abordados pelas artistas durante a residência no dia 14 de outubro de 2023, no Teatro da Trindade, Lisboa;
-
Sessão aberta ao público sobre o trabalho desenvolvido em residência no Auditório da Biblioteca de Marvila (em data a definir entre 13 e 18 de outubro 2023).
