VAGABUNDAS
Residência Artística Mercedes Blasco '25
teatro e performance
AS CANDIDATURAS ABREM EM FEVEREIRO!!
imagens © Sonia Godinho
Já estamos a preparar o Programa de Residências
Mercedes Blasco deste ano!
As candidaturas para as VAGABUNDAS abrem em fevereiro.
Fique Atenta!!
O QUE É O PROJETO VAGABUNDAS - RESIDÊNCIA ARTÍSTICA MERCEDES BLASCO?
VAGABUNDAS é uma residência artística de criação que tem como objetivo promover a criação artística no feminino e na interseção com o desenvolvimento de trabalho artístico descentralizado em particular em comunidades com problemas de desenvolvimento e desertificação.
Com uma periodicidade anual, esta residência inspira-se na história de Mercedes Blasco, um dos muitos pseudónimos de Conceição Vitória Marques, e no nome da sua obra literária mais conhecida “Vagabunda”, um diário de memórias da mulher e da artista. Reconhecer a sua importância e tê-la como inspiração é reforçar a sua existência, o seu legado e dar a relevância política que, em vida, Mercedes não teve.
A QUEM SE DESTINA?
Artistas de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, maiores de idade, que se identifiquem com o género feminino, sejam cisgénero ou transgénero.
O QUE OFERECEMOS?
-
Residência artística de criação, investigação e pesquisa com a duração de um mês, de 1 a 31 de maio de 2025, na Mina de S. Domingos, para duas artistas selecionadas através de open call;
-
Bolsa de criação no valor de 1000€ (mil euros), para cada artista selecionada;
-
Espaço de trabalho partilhado na Mina de S. Domingos;
-
Alojamento e ajudas de custo para alimentação e deslocações para o período de residência na Mina de S. Domingos (1 mês) e de estadia em Lisboa (3 dias).