VAGABUNDAS
A 3ª EDIÇÃO - 2025
Recebemos este ano 36 candidaturas e coube ao nosso júri, que este ano contou com a participação das artistas Cláudia Jardim, Patrícia Portela e Inês Achando, a difícil tarefa de escolher os dois projetos vencedores desta edição.
Foram selecionadas as artistas Carminda Soares e Inês Minor, com os projetos “Ferrugem” e “Raíz de Curandeira”, respetivamente.
“Ferrugem” é uma conferência-performance que traça um paralelismo entre os conceitos de abandono, luto e solidão e a paisagem da Mina de S. Domingos. Através da transformação geológica e social desse território, o projeto pensa o vazio
e a ausência — não apenas como estados físicos, mas como consequências impostas por sistemas sociopolíticos
contemporâneos.
"Raiz de Curandeira” é um projeto que procura refletir sobre o legado da mulher "curandeira" e/ou "bruxa" a partir do registo da tradição oral de saberes populares, lendas e narrativas ainda presentes na memória coletiva e individual da comunidade da Mina de S. Domingos.
Através de um objeto artístico teatral, tematiza-se a relação da Natureza com a mulher e discute-se a importância da autossuficiência comunitária na possibilidade de um colapso dos sistemas tradicionais.
Durante o mês de abril, as artistas estiveram em residência na Mina de S. Domingos, tirando partido da envolvência deste território e do contacto com a comunidade local para desenvolver os seus projetos.
Residência e Apresentações
Residência Artística | Mina de S. Domingos, Mértola - Abril 2025
Oficina aberta à participação da comunidade - 5 de abril, 15h | Musical, Mina de São Domingos
Apresentações públicas:
🔸 4 de maio 2025 – Cineteatro, Mina de S. Domingos
🔸 10 de maio 2025 – Rua das Gaivotas 6, Lisboa
Fique a conhecer mais sobre as duas vencedoras de 2025 através das suas biografias e das sinopses dos projetos que desenvolveram nesta Residência Artística, clicando nas fotos acima.



















