media
Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. Estão abertas as candidaturas para a terceira edição
In Gerador
O prémio foi criado em 2021, quando os codiretores daquele festim de leituras de peças de teatro, Miguel Maia e Filipe Abreu, se aperceberam da falta de representatividade feminina existente na dramaturgia editada em Portugal – o que os levava a escolher “quase sempre textos escritos por homens.”
2/02/2023
por Flávia Brito
Palcos da Semana - Entropia minada
In Público, Ípsilon
“Será a entropia vista só como perda e caos? Ou poderemos encontrar um espaço de resiliência e da possibilidade de gerar microestados de imprevisibilidade que voltem a gerar vida?” Destas interrogações nasceu a nova criação de Marina Nabais e Ricardo Machado.
11/12/2022
por Sílvia Pereira
O Evangelho, as recomendações de Miguel Maia
In Radar, O Evangelho
Vamos a meio da temporada deste ano de “Esta Noite Grita-se”, um festim de leituras de textos de teatro, lidos por atores profissionais em diversos espaços de Lisboa. O programa estende-se até 4 de Dezembro e esta semana contamos com as recomendações de Miguel Maia, o director artístico.
14/11/2022
por Radar
Esta noite grita-se 6ª Temporada
In Radio Observador, Convidado Extra
Miguel Maia e Filipe Abreu, diretores artísticos da Companhia Cepa Torta, vêm falar da 6ª temporada do “Esta noite grita-se”, um festim de leituras interpretadas por atores profissionais, a decorrer até 4 de dezembro no Teatro Nacional D. Maria II, CCB e Bibliotecas Municipais de Lisboa, assim como da 2ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina
8/11/2022
por João Paulo Sacadura
Esta noite grita-se com Filipe Abreu
In CofeePaste
Realiza-se de 14 de outubro a 4 de dezembro de 2022 a 6ª temporada do “Esta noite grita-se”, um festim de leituras interpretadas por atores profissionais, assim como a 2ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. Do elenco fazem parte nomes como André Gago, Cucha Carvalheiro, João Pedro Mamede, Sandra Faleiro, João Vicente, Nádia Yracema, Bruno Soares Nogueira, Luciana Ribeiro, Marta Taborda, Rita Rocha Silva, Rafael Gomes, Miguel Maia e Filipe Abreu, entre outros. Conversámos com um dos directores artísticos da iniciativa Filipe Abreu, para saber mais.
12/10/2022
por Pedro Mendes
Maria Giulia Pinheiro vence Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina
In SapoMag
A escritora, poeta e performer Maria Giulia Pinheiro venceu a 2.ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, com o texto “Isso não é relevante”, anunciou hoje a Companhia Cepa Torta, que promove a iniciativa.
30/09/2022
por SapoMag / Lusa
Espetáculo Barca dos Loucos - Entrevista a Filipe Abreu
In CofeePaste
"Estreou no dia 19 de maio (e fica em cena até dia 29) no Centro Cultural Malaposta "A Barca dos Loucos", de Filipe Abreu, um espetáculo que apresenta um retrato dos impactos humanos no planeta ao longo da história e na atualidade, desde as primeiras extinções em massa com a chegada do ser humano à Austrália, em 45000 a.c., às ilhas de plástico que colonizaram recentemente grandes áreas do Pacífico. Conversámos com o criador para saber mais."
22/05/2022
por Pedro Mendes
Arte na Mina
In RTP, Portugal em Direto
Reportagem sobre a primeira instalação artística a ganhar forma na Mina de S. Domingos - “O Ninho”. Entrevista a Lise Wullf a artista norueguesa que esteve em residência na Mina e que é parceira do Projeto MALACATE e a Miguel Maia codiretor artístico deste Projeto, promovido pela Companhia Cepa Torta, para a Mina de S. Domingos. ( aos 3m10s)
5/04/2022
por Teresa Marques e Fábio Siquenique.
Projeto Malacate. Há um novo ninho na aldeia das Minas de São Domingos
In TSF
As cores das ruínas no antigo edifício da indústria mineira e os pássaros que por ali nidificam captaram o olhar de Lise Wulff. A artista norueguesa chegou em novembro do ano passado, voltou em março e aí está um novo ninho, na aldeia das Minas de São Domingos. Old Space, New Volume, é este o nome da instalação construída com a ajuda da comunidade. A nova menina dos olhos do projeto Malacate, cuja intervenção artística é assinada pela companhia Cepa Torta, depois de aceitar o desafio proposto pela câmara de Mértola, é só uma das tantas artes que vão habitar a aldeia até julho do próximo ano.
31/03/2022
por Teresa Dias Mendes
Gerações em diálogo no regresso ao Teatro D.Maria II
In Rádio Renascença, Ensaio Geral
Esta semana, os convidados são Paulo Sousa Costa, encenador da peça "A Ratoeira", que vai subir à cena a 26 de novembro, no âmbito da homenagem a Ruy de Carvalho que está a completar 80 anos de carreira. Conversamos também com Paula Diogo, criadora de “Espelhos e Monstros” que estreia na Sala Estúdio, a 8 de dezembro, e com Miguel Maia, da direção artística do Festival ‘Esta Noite Grita-se’ que, a 3 e 4 de dezembro, chega ao D. Maria II.
25/03/2022
por Maria João Costa
Como Assim? com Sofia Cabrita e Mavá Jose´
In CofeePaste, Podcast Cofeebreak | Ep.79
"Como Assim?", espetáculo dedicado a jovens dos 2º e 3º ciclos, estreou no Centro Cultural Malaposta, no dia 4 de dezembro. Com interpretação de Mava José e Cláudia Andrade, "Como Assim" baseia-se num imaginário distópico, decorrente do contexto pandémico, criado a partir de ideias, inquietações e reflexões saídas de sessões de pensamento filosófico com jovens entre os 12 e os 16 anos. Conversámos com a encenadora Sofia Cabrita e com o actor Mava José para saber mais.
6/12/2021
por Pedro Mendes
Como Assim? A pergunta que leva o teatro aos lugares da cabeça dos jovens.
In TSF
"Quando pensamos juntos, pensamos melhor." A partir de duas longas sessões, dinamizadas pela filósofa Dina Mendonça, a Companhia Cepa Torta partiu à descoberta das inquietações dos jovens. A encenadora Sofia Cabrita deixou-se guiar pela voz e pelas reflexões dos adolescentes, em busca do afeto e da proximidade do outro. O contexto da pandemia está em fundo, e no palco estão as vozes deles a abrir caminho aos dois atores. "Como Assim?"
1/12/2021
por Teresa Dias Mendes
Cláudia Lucas Chéu, Miguel Maia, e a dramaturgia no feminino.
In CofeePaste, Podcast Cofeebreak | Ep.36
"O Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina é uma iniciativa da companhia Cepa Torta, no âmbito do ciclo "Esta noite grita-se". Dirige-se a pessoas que se identificam com o género feminino, sejam cisgénero ou transgénero, com ou sem obra prévia editada, para premiar um texto inédito de teatro. Conversamos com Cláudia Lucas Chéu, membro do júri, e com Miguel Maia, Director Artístico da Cepa Torta."
11/01/2021
por Pedro Mendes