top of page
DIAGRAMA_FIM_FIM.gif

os cepa

A Companhia Cepa Torta é um grupo criativo que desde 1999 trabalha na área do teatro e da performance, em particular no concelho de Lisboa e assenta o seu trabalho em cinco vectores principais: forte inscrição comunitária (em Marvila-Chelas), pesquisa teatral no cruzamento de clássicos com nova dramaturgia pelo encenador e dramaturgo Miguel Maia, formação de público jovem e o estabelecimento de diálogos artísticos com o interior (Baixo Alentejo), para além da procura de novos públicos com por exemplo o já nacionalmente reconhecido festim de leituras interpretadas Esta noite grita-se e ao recentemente criado Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina.

 

Assumem a sua como uma proposta artística profundamente política, lidam com a polis no seu sentido mais abrangente: são artistas e por isso vectores de reflexão, informação e pensamento. Inserem-se em contextos sociais e geográficos muito distintos, privilegiando acessibilidade de público o mais diverso possível, e dando palco a grupos sub-representados no panorama artístico nacional.

As atividades distribuem-se por vários domínios: espetáculos originais (adaptações de clássicos/obras literárias, reflexões documentais de processos de criação comunitária), festival de leitura de textos de teatro (que inclui o Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, podcasts e oficinas), criação teatral continuada com crianças e jovens, formação especializada para profissionais e itinerância nacional.

 

A matriz artística mantém-se na ideia de ação: o artista como indivíduo e lugar de luta contra a normalização do pensamento, procurando linguagens abertas, experimentais, focadas na ideia de desconstrução construtiva: pôr em questão os significados para encontrar outros que possam também funcionar.

ESTRUTURA FINANCIADA POR

9-Digital_PT_4C_H_FC_MC.png
logo_dgartes.png

PARCEIRO MECENAS: MARVÃOGEST, LDA

o s
c e p a t o r t a

Trabalhamos com uma pequena equipa nuclear e um conjunto
de pessoas que vão colaborando pontualmente nos diversos projetos.

2P4A4056 bw_web.jpg

Mestre em Teatro e Comunidade pela ESTC. Trabalha como encenador, ator e coordenador de projetos da companhia.

2P4A2707 bw_web.jpg

Actor e licenciado em Produção pela ESTC. Codiretor artístico do projeto Esta noite grita-se com Miguel Maia.

Foto Inês Achando.jpeg

Colabora com a Cepa Torta desde 2022 e em 2025, codirige o projeto Malacate e Vagabundas - Residências Artísticas Mercedes Blasco.

SG imagem perfil.jpg

Membro da Direção, é também fotógrafa e responsável pela comunicação das iniciativas desenvolvidas pela Companhia.

foto Beatriz Sousa.jpg

Mestre em Teatro, ramo de Produção pela ESTC.Trabalha na Equipa de Produção da Companhia desde 2022.

Maria João Valgôde

Psicóloga e psicoterapeuta,
com experiência em projetos artístico-pedagógicos.

Maria João Valgôde

Psicóloga e psicoterapeuta,
com experiência em projetos artístico-pedagógicos.

bottom of page