
os cepa
A Companhia Cepa Torta é um grupo criativo que desde 1999 trabalha na área do teatro e da performance, em particular no concelho de Lisboa e assenta o seu trabalho em cinco vectores principais: forte inscrição comunitária (em Marvila-Chelas), pesquisa teatral no cruzamento de clássicos com nova dramaturgia pelo encenador e dramaturgo Miguel Maia, formação de público jovem e o estabelecimento de diálogos artísticos com o interior (Baixo Alentejo), para além da procura de novos públicos com por exemplo o já nacionalmente reconhecido festim de leituras interpretadas Esta noite grita-se e ao recentemente criado Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina.
Assumem a sua como uma proposta artística profundamente política, lidam com a polis no seu sentido mais abrangente: são artistas e por isso vectores de reflexão, informação e pensamento. Inserem-se em contextos sociais e geográficos muito distintos, privilegiando acessibilidade de público o mais diverso possível, e dando palco a grupos sub-representados no panorama artístico nacional.
As atividades distribuem-se por vários domínios: espetáculos originais (adaptações de clássicos/obras literárias, reflexões documentais de processos de criação comunitária), festival de leitura de textos de teatro (que inclui o Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, podcasts e oficinas), criação teatral continuada com crianças e jovens, formação especializada para profissionais e itinerância nacional.
A matriz artística mantém-se na ideia de ação: o artista como indivíduo e lugar de luta contra a normalização do pensamento, procurando linguagens abertas, experimentais, focadas na ideia de desconstrução construtiva: pôr em questão os significados para encontrar outros que possam também funcionar.
ESTRUTURA FINANCIADA POR



PARCEIRO MECENAS: MARVÃOGEST, LDA
o s
c e p a t o r t a
Trabalhamos com uma pequena equipa nuclear e um conjunto
de pessoas que vão colaborando pontualmente nos diversos projetos.
Mestre em Teatro e Comunidade pela ESTC. Trabalha como encenador, ator e coordenador de projetos da companhia.
Actor e licenciado em Produção pela ESTC. Codiretor artístico do projeto Esta noite grita-se com Miguel Maia.
Colabora com a Cepa Torta desde 2022 e em 2025, codirige o projeto Malacate e Vagabundas - Residências Artísticas Mercedes Blasco.
Membro da Direção, é também fotógrafa e responsável pela comunicação das iniciativas desenvolvidas pela Companhia.
Mestre em Teatro, ramo de Produção pela ESTC.Trabalha na Equipa de Produção da Companhia desde 2022.
Psicóloga e psicoterapeuta,
com experiência em projetos artístico-pedagógicos.
Psicóloga e psicoterapeuta,
com experiência em projetos artístico-pedagógicos.