Da Mina à Cena: a semente do Espetáculo Comunitário de 2026
- Companhia Cepa Torta

- 30 de jun.
- 2 min de leitura

fotografia ©Sónia Godinho
Agora que já nos refizemos das emoções vividas durante a Residência Artística MALACATE 2025, é tempo de parar, respirar e partilhar o que ficou destas duas semanas intensas de criação, encontro e descoberta na Mina de S. Domingos.
Entre 1 e 14 de junho, acolhemos as estruturas artísticas CAMA, MEIO DO MATO e OCRE, convidadas a mergulhar no território para desenvolver propostas artísticas em diálogo com a sua história, paisagem e comunidade. Esta residência marca o início do processo criativo que culminará no espetáculo comunitário MALACATE 2026.
O percurso começou com o Programa de Receção aos Artistas, que proporcionou um primeiro contacto profundo com o lugar e os seus habitantes. Durante esses dias, visitámos o Complexo Mineiro, a Achada do Gamo, o Centro de Agroecologia e Regeneração – Terra Sintrópica, o Núcleo Histórico de Mértola e o Convento de S. Francisco, onde fomos recebidos pela bailarina Geraldine Zwanikken. Não faltou ainda um passeio noturno para observação de estrelas e o envolvimento no percurso guiado RETRATO, uma criação coletiva com a comunidade local.
fotografias: 1 e 4 ©Sónia Godinho / 2 ©SkyAlqueva / 3 ©Beatriz Sousa
A residência decorreu com um espírito de escuta, experimentação e diálogo permanente entre os artistas e o território. No dia 14 de junho, o Cineteatro da Mina de S. Domingos acolheu a apresentação pública das três propostas desenvolvidas. Este momento simbólico foi seguido pela decisão do Conselho MALACATE — grupo de curadoria comunitária — que escolheu a proposta da estrutura MEIO DO MATO para ser aprofundada e desenvolvida ao longo de 2026, em colaboração com a comunidade.
fotografias © Margarida Azevedo
A Residência Artística MALACATE afirma-se assim como o coração da nossa Temporada 2025 — um espaço de encontro onde arte e território se entrelaçam com escuta, cuidado e criatividade.
A todos os que fizeram parte deste caminho: o nosso profundo agradecimento. A caminhada continua — e a criação também.
📖 Mais sobre o projeto e a programação completa da Temporada MALACATE em: www.cepatorta.org/malacate
O projeto MALACATE é promovido pela Companhia Cepa Torta e coproduzido pela Câmara Municipal de Mértola, em parceria com a Fundação Serrão Martins e com o apoio da Terra Sintrópica, Universidade Sénior de Mértola e Grupo Coral da Mina de São Domingos.
A Companhia Cepa Torta é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa.





















Comentários