separador.jpg

RE-ACT // UMA FORMAÇÃO ESPECIALIZADA PARA INTÉRPRETES

Tal como qualquer outra atividade, a criação artística evolui, refletindo o seu tempo e o contexto político-social.
O teatro e a performance, enquanto formas artísticas de exposição e entrega totais, exigem dos seus profissionais uma atenção constante ao que os rodeia, ao que outros criadores fazem e à forma como o seu instrumento principal, o corpo, pode ser utilizado.
Os intérpretes têm a necessidade constante de formação e de busca de conhecimento do que se faz, de como se faz e do porquê. Sendo o teatro um espaço de reflexão através da ação é essencial que o intérprete seja como um ginasta: disponível, flexível, conhecedor e corajoso.
A formação especializada tem por isso um papel fundamental no processo criativo, ao proporcionar uma revisitação aos métodos e ferramentas essenciais, que dotam o intérprete das competências e confiança necessárias para participar nos processos criativos.

DETALHES //

Horário

4 a 8 Outubro | 10h30 -13h30 Voz 

                            14h30- 18h30 Interpretação

11 a 15 Outubro  | 9h30-13h30  Performance 

18 a 22 Outubro | 9h30-13h30  Corpo

 

Local

I.F.I.C.T - Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral  

Rua da Bica do Sapato 48A B, 1100-094 Lisboa

Preço  75 euros/módulo

Inscrições | geral@ifict.pt

(Inscrições até 30/09 para Voz e Interpretação e até 07/10 para Performance e Corpo | Vagas limitadas

 

Informações | companhia@cepatorta.org   

DESCRIÇÃO //

Esta formação especializada é dirigida a intérpretes profissionais, em quatro vertentes: voz, corpo, interpretação e performance.

Será realizada em parceria com o Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral (I.F.I.C.T), fundado por Adolfo Gutkin.

Concentrada no tempo, assume um caráter de oficina de trabalho intensivo de três semanas.

Todos os formadores, são profissionais reconhecidos na área: Adolfo Gutkin e Paula Freitas (Interpretação); Catarina Câmara (Corpo); Luís Moreira (Voz) e Mariana Tengner Barros (Performance).

​MÓDULOS //

VOZ

4 a 8 de Outubro | 10h30 às 13h30

A voz é um dos principais veículos de comunicação - a voz obedece à mesma lógica que qualquer outro músculo do nosso corpo e é passível de ser trabalhado e melhorado. Da mesma forma que trabalhamos outros instrumentos de comunicação, devemos ter em conta a comunicação verbal como um veículo fundamental de apresentação. Pretende-se o aperfeiçoamento da comunicação verbal, base das necessidades de um ator profissional e a melhoria dos mecanismos de comunicação de um ator profissional - respiração, colocação, projeção e dicção.

Captura de ecrã 2021-09-13, às 17.30.03.png

INTERPRETAÇÃO

4 a 8 de Outubro | 14h30 às 18h30

Trabalhar a interpretação do ator através de vetores inter-relacionados: imaginação, atenção e memória; ações físicas e relação com o pensamento; objetivo e expressividade; impulso e comunicação; os espaços corporais, a palavra, o texto e a personagem.

No que concerne à ação em palco serão revisitadas questões essenciais: treino corporal e mental; concentração corporal; respiração e relaxamento; presença viva e mortal; espiritualidade e transcendência; a unidade expressiva.

Captura de ecrã 2021-09-13, às 17.36.58.png

(curadoria de Adolfo Gutkin)

PERFORMANCE

11 a 15 de Outubro | 09h30 às 13h30

Iremos criar um laboratório de experimentação criativa, que indaga as possibilidades da dança, do movimento e da performance como prática política de ativação do corpo. Serão investigados modos de atenção e estados de consciência que permitam a reconfiguração dos filtros que usamos para entender a “realidade”. Através da pesquisa de movimento com base na perceção e sensação, conexão corpo-mente e expansão dos sentidos, preparar-se-á outro corpo, articulado, que exprime a linguagem não linear e complexa oriunda da tópica emocional, sensorial e imaginativa, permitindo que a forma apareça através da sensação e da atenção. A prática de liberdade, sem as diversas “programações” a que estamos sujeitos enquanto seres humanos, ao desconstruir e reconstruir as múltiplas imagens que temos de nós próprios, e do mundo, enquanto dançamos. A noção de dança será constantemente posta em causa através da reconfiguração dos padrões de comportamento e identidade. Abarcar-se-á o jogo, o jogar a sério, que é brincar, porque brincar é essencial para a perceção lúcida da realidade, desligada da auto-censura e em sintonia com a curiosidade.

mari-pb.jpg

CORPO

18 a 22 de Outubro | 09h30 às 13h30

Pretende-se criar um espaço de partilha e experimentação a partir do trabalho de corpo e metodologias de improvisação da Companhia Olga Roriz.

“O que me faz mover?” é a questão que prefigura o território da dança-teatro e que valoriza o re-conhecimento do mapa sensório e afetivo do corpo do intérprete com vista à construção de um discurso autêntico e singular. Recorreremos a jogos de anamnese, invocando reminiscências pessoais, lembranças incompletas, recuperando e re-inventando o espaço branco da memória na busca de um imaginário singular e colectivo, intransmissível e partilhado.

“Como me movo?” privilegia o enfoque fenomenológico através da observação em movimento e descrição ativa da experiência: percepção e estados de presença, reconhecimento de impulsos, limites e fantasias, escuta e articulação do ritmo, intensidade e forma.

Facilitaremos a incubação e manifestação de estados físicos e emocionais, transição entre caos e ordem, convocando corpos funcionais e corpos disruptivos.

“Para que me movo?” promove a contextualização e intencionalidade da improvisação, clarificando e desafiando os processo de comunicação entre artista e espetador. Aqui iremos mover o sentir e sentido do movimento: processos de re-significação do gesto natural e quotidiano, a ressonância do simbólico e o valor do absurdo no discurso do corpo.

Captura de ecrã 2021-09-13, às 17.35.16.png

EQUIPA //

Curadoria - Companhia Cepa Torta 

Direção de Produção - Miguel Maia 

Assistência de Produção - Lara Matos 

CT_React_Cartaz_1200x1800_web_footer.jpg
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon