top of page

PRÁTICAS E CONCEITOS NA NARRAÇÃO ORAL

Susana Cecílio

Formadora

free-greek-key-vector_verde.png

Quais os objetivos desta formação?

Uma formação focada na relação com a oralidade. Sendo essencialmente prática também procuraremos partilhar em conceitos que enquadram a formação teoricamente.
Navegamos em alguns dos princípios da narração oral para encontrar a identidade narradora de cada participante, onde o corpo, a voz, a palavra e o silêncio serão lugares obrigatórios.
A criação de vínculos através no acto de contar será abordado como metodologia pedagógica.
Propomos para estes dois dias o princípio de que a criação na narração oral consiste na capacidade de o/a/e narrador/a/e desafiar o espectador para a escuta e a criação de imaginários, usando o mínimo de recursos.
Quem conta um conto - práticas e conceitos da narração oral é um exercício de ‘ouvir para ver’.
Dirigida a grupos de profissionais das artes performativas, educadores e curiosos, esta formação de formato presencial, tem o objetivo de perceber como podem o conto e a narração oral ser utilizados na criação artística e nas atividades pedagógicas.Os participantes terão a oportunidade de conhecer os conceitos e as práticas associadas à narração oral e tomar contacto com exemplos de objetos artísticos e práticas educativas que integrem o conto como ferramenta poética.

Conteúdos

Estrutura da formação:
O conto: conceito, referências e recolhas feitas em Portugal
Quem conta um conto…: a identidade do/a narrador/a
Diferença entre contador de histórias e narrador/a
O conto e a narração em contexto educativo - potencialidades e questões
A narração de histórias como um recurso de criação de vínculos e transmissão de conceitos e maneiras de ver o mundo.
Exploração de um conto em formato laboratório - hipóteses e potencialidades.

Sobre a formadora

Susana Cecílio (1979, Lisboa) Graças à matemática que desde 1998 dedica-se ao teatro. Diz-se artista de variedades.
Licenciou-se em Motricidade Humana e é mestre em Estudos de Teatro (FL-UL) com a tese “Dramaturgia do Corpo” (2009). É actriz, clown e narradora, difundindo a língua portuguesa em diversos contextos, como bibliotecas, escolas e festivais, nacionais e internacionais. Fundou e dirigiu o Espaço Evoé, escola de teatro, dança e música de Lisboa. Deu aulas de Corpo e Movimento, Corporeidade, Criação do Espectáculo, no ensino artístico e superior.
Estudou com o LUME (BR), Odin Teatret, Tadashi Endo (Butoh); Sue Morrison, Virgínia Imaz, Gardi Hutter, Pepe Nuñes, Celia Ruiz, Ricardo Puccetti, Eric de Bont, Encarna de las Heras, Maurice Willems, Piero Partigianoni, Moshe Cohen, Jimena Cavalletti (clown); Mas Soegeng, Nuno Pinto Custódio e Sofia Cabrita (máscara); Miguel Moreira, Renato Ferracini, Peter Michael Dietz. Trabalhou com O Bando, A Boa Companhia (BR), o LUME (BR), Rui M. Silva, Pedro Gil e Gonçalo Amorim.
É criadora dos espectáculos de teatro narrativo “O Tempero”(2022) “Contar às abelhas” (2021), “O nosso último espectáculo” (2020), “O Assalto” (2018), “Bem Vindos à minha sala de Estar” (2017), “Up-Smara” (2014); espectáculos de clown “Com amor, papel manteiga e marcador” (2013) e “Ilusa Ilusión” (com Dani Olmos, 2012); e dos espectáculos de teatro “Chuva Pasmada” (2009). Co-criou os espetáculos “Levantei-me do Chão” (2015), “O fio do azeite” (2019) e “Como Assim Levantados do Chão” (Miguel Castro Caldas, 2014), apoiados pela DGArtes.
É fundadora e directora artística da ALGURES – teatro, clown e narração.
Actualmente é directora artística do TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças e integrante da União de Palhaças em Portugal – UPP.
A costura dramatúrgica dos elementos plásticos, literários e corporais na criação artística é um dos lugares que mais a fascina.

Onde e Quando

Biblioteca de Marvila, Rua António Gedeão, Lisboa, Portugal

25 março '23
10:00h - 13:00h / 14h00h - 17:00h

Preço

Público Geral: 1 formação 15€ // 2 formações 20€
Acesso gratuito: estudantes de teatro e artes performativas
Preços especiais: Professores e educadores e utentes Rede BLx (com cartão de leitor)

Formulário de inscrição

Data limite inscrição

23 de março de 2023

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon
bottom of page