
em 2025, o projeto malacate volta à mina de são domingos
O MALACATE foi um projeto de intervenção artística multidisciplinar criado especificamente para a Mina de São Domingos, financiado pelo fundo EEAGrants e com o apoio da Câmara Municipal de Mértola, que decorreu entre 2021 e 2023, e teve como como vetor o trabalho artístico contemporâneo que surge do encontro entre os locais e uma comunidade de artistas sustentado no processo de mediação comunitária.
Este projeto que mobilizou, de forma crescente, toda a comunidade em torno da criação artística contemporânea comunitária, regressa agora em 2025, a convite do Município de Mértola, para uma nova temporada que decorrerá entre março e junho, marcada por novas atividades, incluídas num MALACATE renovado.
Imagens dos Dias Abertos - 27 a 29 de março '25
Residência Artística malacate
Este ano, o Projeto MALACATE convidou três estruturas artísticas — CAMA, MEIO DO MATO e OCRE — para uma residência de duas semanas na Mina de S. Domingos, entre 1 e 14 de junho. Durante este período, cada estrutura desenvolveu uma proposta artística inspirada pelo território e pelas suas gentes, num processo que integra não só pesquisa e criação, mas também o envolvimento ativo da comunidade local.
A residência começou com o Programa de Receção aos Artistas (2 a 4 de junho), um conjunto de atividades que permite às equipas visitantes conhecerem a Mina através de experiências partilhadas com os habitantes e parceiros locais.
ESTRUTURAS ARTÍSTICAS CONVIDADAS
IMAGENS DO PROGRAMA RECEPÇÃO AOS ARTISTAS - 2 A 4 de JUNHo '25
A MEIO DO MATO FOI A ESTRUTURA SELECIONADA PARA A CRIAÇÃO COMUNITÁRIA DE 2026
No dia 14 de junho, o Cineteatro da Mina de S. Domingos acolheu a apresentação pública das três propostas desenvolvidas. Este momento simbólico foi seguido pela decisão do Conselho MALACATE — grupo de curadoria comunitária — que escolheu a proposta da estrutura MEIO DO MATO para ser aprofundada e desenvolvida ao longo de 2026, em colaboração com a comunidade.
FICHA TÉCNICA MALACATE
Direção artística: Inês Achando e Miguel Maia
Produção: Beatriz Sousa
Comunicação: Sónia Godinho
Reforço de Produção e Comunicação: Margarida Azevedo
Consultora de Media: Mafalda Simões
Apoio local: Sara Ribeiro (Fundação Serrão Martins) e Manuel Marques (Câmara Municipal de Mértola)
FINANCIAMENTOS
O projeto Malacate é promovido pela Companhia Cepa Torta e coproduzido pela Câmara Municipal de Mértola.
APOIOS E PARCERIAS
Fundação Serrão Martins, Terra Sintrópica, Universidade Sénior de Mértola, Grupo Coral da Mina de S. Domingos