
O Esta Noite Grita-se regressa para a sua 9.ª edição com novos textos, novas vozes e a mesma entrega ao poder da leitura interpretada.
De outubro a dezembro de 2025, levamos o teatro em voz alta a bibliotecas, e espaços culturais em Lisboa, Faro e Lagos.
Desde 2017, o ciclo já leu 42 textos de autores diferentes, a que se juntam agora mais 5 em 2025. Com epicentro em Lisboa, a programação tem-se estendido em itinerância a outras latitudes, com destaque para o Algarve, em colaboração com o Teatro das Figuras (Faro) e o Centro Cultural de Lagos.
Ao fim de 9 edições, reafirmamos o que sempre soubemos: a relação com o texto nunca se esgota. Há ainda muitas dramaturgias por descobrir — e as leituras interpretadas não são o parente pobre do teatro ou da literatura. São uma forma singular e vibrante de apresentar textos em estado vivo, ativando a imaginação de quem escuta e revelando os intérpretes num jogo de descoberta, proximidade e intensidade performativa.

AGENDA
Nos primórdios do Esta noite grita-se, decidimos aproveitar o prazer da leitura de textos de teatro convidando intérpretes profissionais e depois - porque não? - trazê-la a público.
Sempre nos moveu o processo de descobrir, em conjunto com outros, palavras e silêncios, possibilidades de significados, ideias subentendidas e estados de espírito… mesmo quando os textos nos pregavam rasteiras a cada esquina. É nesse limbo, entre a compreensão, a encarnação e a comunicação, que tentamos trabalhar as nossas leituras. Nunca satisfeitos com o que temos, pensámos estender este processo ao nosso público, sejam apaixonados por leitura, amantes de teatro ou simplesmente curiosos.
Criámos assim a Oficina de Leitura, para poder partilhar, ao longo de duas manhãs, o que nos apaixona nestes textos e descobrir formas de os interpretar.
A Oficina destina-se ao público em geral e decorre entre as 10h00 e as 13h00, sendo dividida em duas partes, que decorrem nos dias 1 e 2 de novembro, na Biblioteca de Alcântara.
ESTA MANHÃ, GRITA-SE
Oficina de leitura
01/02
NOVEMBRO
BIBLIOTECA DE ALCÂNTARA - JOSÉ DIAS COELHO
Oficina orientada por
Filipe Abreu e Miguel Maia
destinada ao público em geral
PRÉMIO NOVA DRAMATURGIA
DE AUTORIA FEMININA
5ª edição
O Esta noite grita-se lançou este ano a 5ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, um concurso que pretende reforçar a voz da dramaturgia escrita no feminino, num panorama em que a desigualdade de género na criação teatral continua a marcar presença.
Entre 1 de janeiro e 31 de março de 2025, recebemos um impressionante total de 133 candidaturas provenientes de diversos países de língua portuguesa. O painel de jurados — Ana Lázaro, Inês Barahona e Mickaël de Oliveira — teve a difícil missão de selecionar as três obras finalistas, que passa agora a uma fase de mentoria com acompanhamento personalizado:
-
Imigrantes, de Ema Fonseca
-
On Board, de Marta Prieto
-
Pedral, de Sabrina Marthendal
Através deste processo de mentoria, as finalistas tiveram oportunidade de aprofundar e desenvolver os seus textos em articulação com os membros do júri, até ao final do mês de agosto.
A peça eleita pelo júri para o Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina de 2025 será anunciada a 1 de outubro.
A vencedora recebe um prémio no valor de 1.000€, tem o seu texto publicado em livro numa edição da Companhia Cepa Torta em parceria com a editora Douda Correria, e está incluído na programação da 9ª temporada do Festim de leituras de textos de teatro – Esta noite grita-se.
Com esta iniciativa, reafirmamos o nosso compromisso com a promoção, visibilidade e valorização da autoria feminina no panorama dramatúrgico contemporâneo.
Vencedoras das edições anteriores:
2024 — Luz Ribeiro, com Lacuna
2023 — Sofia Perpétua, com Tanque
2022 — Maria Giulia Pinheiro, com Isso não é Relevante
2021 — Lara Mesquita, com Sempre que Acordo
Para mais informações sobre o Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, consulte a nossa página aqui
Conheça o nosso Júri
Nesta 5º edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina temos o prazer de ter connosco três personalidades com um reconhecido percurso na área da dramaturgia. Conheça um pouco mais sobre cada um deles, lendo as respetivas biografias.
ESTRUTURA CONVIDADA
O Teatro Meridional é uma companhia de teatro portuguesa, fundada em 1992 por Miguel Seabra e Natália Luiza, que continuam a ser os diretores artísticos e responsáveis pela orientação criativa da companhia.
Sediado em Lisboa, na zona de Marvila, o Teatro Meridional é reconhecido pelo seu trabalho artístico centrado na simplicidade cénica, no rigor dramatúrgico e na expressividade do ator. O seu percurso tem sido pautado por uma forte vocação de itinerância, com apresentações regulares em todo o país e no estrangeiro, sempre com um compromisso com a descentralização e a proximidade com os públicos.
Ao longo dos anos, a companhia tem explorado uma grande diversidade de linguagens e formatos, desde textos clássicos e contemporâneos até criações originais. O seu trabalho tem sido amplamente distinguido, com destaque para o Prémio Europa – Novas Realidades Teatrais (2000) e vários Prémios da Crítica atribuídos pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.
O espaço sede do Teatro Meridional funciona como um centro de criação, investigação e acolhimento artístico, mantendo-se como uma referência incontornável no panorama teatral português.
O texto selecionado para integrar esta Temporada do Esta noite grita-se, “Um dia sonhei que surgia uma cobra”, de Mariana Antão, foi resultado da edição de 2023 do Laboratório de Dramaturgia, um projeto concebido pelo Teatro Meridional em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Esta é uma iniciativa que se desenvolve desde 2012 e pretende incentivar a criação de textos inéditos em língua portuguesa, associando escritores a um painel de artistas e académicos num trabalho conjunto que acompanha a escrita de um texto.
PODCAST
Esta noite
grita-se
Um podcast de leituras de teatro
Durante os últimos anos, o público que nos segue tem sublinhado o ato de escuta ativa que as leituras provocam, uma experiência que convida o espectador a imaginar as cenas a sucederem-se e a tornar-se encenador da peça que escuta.
Para aumentar o nosso alcance e levar esta experiência a mais pessoas, iniciámos o podcast Esta noite grita-se, que irá percorrer a programação das últimas edições, oferecendo em cada episódio um texto lido que aguarda quem o escute.
O podcast Esta noite grita-se está disponível no Spotify, Apple Podcasts e outras plataformas, também no nosso canal de Youtube e no nosso site.
BILHETEIRA
Os bilhetes poderão ser adquiridos online, na plataforma BOL, ou localmente no dia de cada leitura.
Preço dos bilhetes: 5€
Para as sessões na Fundação Calouste Gulbenkian, a entrada é livre, mediante lotação da sala. O levantamento dos bilhetes é realizado no próprio dia, na bilheteira da Fundação Calouste Gulbenkian.
FICHA TÉCNICA
E
ARTÍSTICA
Direção Artística - Filipe Abreu e Miguel Maia
Intérpretes -Ana Brandão, Cláudia Oliveira, Dalila Carmo, Diana Melo, Filipe Abreu, João Cabral, Lúcia Pires, Luísa Ortigoso, Margarida Cardeal, Miguel Maia, Paulo Duarte Ribeiro, Pedro Saavedra , Rita Loureiro, Rita Silvestre, Rui Neto, Teresa Vaz, Wagner Borges (restante elenco em confirmação)
Produção - Lara R. Santos e Raquel Rolim Batista
Pré-Produção - Beatriz Sousa
Comunicação - Sónia Godinho
Assessoria de Imprensa - Mafalda Simões
Fotografia - Sónia Godinho
Design Gráfico - Edoardo Trave
Registo audiovisual - James Newitt
CONHEÇA as edições anteriores do ESTA NOITE GRITA-SE
ESTRUTURA FINANCIADA



APOIOS


PARCEIROS








PARCEIRO MEDIA

PRODUÇÃO
