temporada 2021

É com muito orgulho que o Esta noite grita-se apresenta a 5ª temporada do seu Festim de leituras interpretadas de textos de teatro. De Fevereiro a Junho de 2021, serão apresentados 6 novos textos em 9 palcos nacionais, com cerca de 20 intérpretes. 

Após um ano de grande incerteza, sabendo que a criação artística luta como nunca para se manter perto das pessoas, mantemos e reforçamos a nossa proposta, para que cada vez mais público possa usufruir do contacto com textos de teatro, ouvindo-os da boca de intérpretes que os preparam, num processo cuidado de análise e ensaio.

​PRÉMIO NOVA DRAMATURGIA DE AUTORIA FEMININA

O Esta noite grita-se, um autêntico festim de degustação do texto teatral, está de volta em 2021. E, após aquele que foi o ano de todas as incertezas, o Esta noite grita-se traz uma novidade: a 1 de Dezembro de 2020 abrirão as candidaturas para um concurso literário a nível nacional, dirigido a pessoas que se identificam com o género feminino, sejam cisgénero ou transgénero, com ou sem obra prévia editada, para premiar um texto inédito de teatro.  

De acordo com o International Centre for Women Playwrights, ONG que se dedica ao estímulo do trabalho das mulheres dramaturgas, 70% das peças produzidas anualmente no mundo são de autoria masculina. Na edição de obras o número ainda desce mais - em Portugal estimamos que menos de 15% dos textos editados são de mulheres. Este panorama em nada favorece a diversidade e a riqueza da produção artística, impedindo a inovação trazida pelo olhar feminino de criadoras que, sem um estímulo adequado, continuam a estar arredadas dos circuitos necessários para a divulgação das suas obras. Na direção artística do Esta noite grita-se temos tido dificuldades em fazer um equilíbrio do género autoral porque as opções de escolha são muito reduzidas no que toca a dramaturgas. Somente através do estímulo à criação será possível mudar esta realidade e garantir que mais mulheres artistas arriscam e publicam os seus trabalhos.

 

O Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina é assim dirigido a autoras com ou sem trabalhos publicados ou apresentados publicamente, e que premiará um texto inédito. O prémio, no valor pecuniário de 500 €, será acompanhado pela edição em livro numa parceria com a Douda Correria, editora sediada em Lisboa, e pela leitura pública integrada na programação do Festim, em Junho de 2021. O júri desta 1ª edição será constituído por Cláudia Lucas Chéu, Miguel Castro Caldas e Rui Pina Coelho.

 

As concorrentes deverão ler atentamente o regulamento anexo a este anúncio e enviar o seu texto em formato pdf para o e-mail da iniciativa. As candidaturas decorrem até 31 de Janeiro de 2021.

E q u i p a

Esta noite grita-se '21

Direcção Artística

Miguel Maia
e Filipe Abreu

 

Direcção de Produção

Miguel Maia

Produção e Comunicação

Mariana Santos

Fotografia

Sónia Godinho

Design Gráfico

Edoardo Trave

Siga o Esta Noite Grita-se através do Facebook e Instagram para estar sempre atualizado sobre as apresentações e iniciativas do projeto.

  • Facebook Esta noite Grita-se
  • Instagram Esta noite Grita-se

APOIOS

Info Geral:

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO NO FORMULÁRIO OU ATRAVÉS DE:

+351  ‭917 268 596

PARCEIROS

NÓS RESPONDEMOS

O QUE DESEJA SABER?

SIGA-NOS

© 2020 COMPANHIA CEPA TORTA | Design by CPP & MMM

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • CEPA