top of page
Fundo pinceladas cinza.jpg

Sessão 

Esclarecimentos

ONLINE
31 Janeiro / 19h (GMT)

Assista aqui

Caso não tenha conseguido participar na sessão de esclarecimentos, poderá agora assistir à gravação da mesma, no nosso canal de Youtube. Caso tenha dúvidas que ainda não conseguiu esclarecer envie-as para producao@cepatorta.org

Sobre a 4ª edição

Até 31 de março de 2024, estão abertas as candidaturas para a 4ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, no âmbito Festim de leituras interpretadas de textos de teatro - Esta noite grita-se.

 

Para saber como concorrer consulte o Regulamento: 

 

 

Para quaisquer esclarecimentos adicionais sobre o concurso, as interessadas podem enviar as suas questões para o endereço producao@cepatorta.org

O Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina pretende promover, reconhecer e divulgar a dramaturgia de autoria feminina em língua portuguesa e destina-se a todas as pessoas singulares, maiores de idade, que se identifiquem com o género feminino, sejam cisgénero ou transgénero.

 

Este prémio pretende promover, reconhecer e divulgar a dramaturgia de autoria feminina em língua portuguesa. O concurso está aberto a todas as pessoas singulares, maiores de idade, que se identifiquem com o género feminino, sejam cisgénero ou transgénero, e que querem propor uma obra dramatúrgica inédita e nunca representada.

Após recepeção das candidaturas e análise pelo júri - Ana Bigotte Vieira, Cucha Carvalheiro e Jorge Palinhos -serão selecionadas três finalistas que vão ter a oportunidade de participar num processo de mentoria e eventual aprimoramento dos textos, com o acompanhamento de cada um dos elementos do júri.

Em outubro ficaremos a conhecer a obra vencedora, que será premiada com o valor pecuniário de 750€ e incluída na programação da 8ª temporada do Festim de leituras de textos de teatro - Esta noite grita-se, que se realiza de outubro a dezembro de 2024, para além ser editada em livro, através da parceria com a editora Douda Correria.

Nas suas três primeiras edições, o prémio contou com mais de 350 candidaturas provenientes de vários países de língua portuguesa, tendo a edição de 2023 fechado com chave de ouro, com a cerimónia de entrega do prémio e leitura do texto, na Fundação Calouste Gulbenkian, no início de dezembro.

Sofia Perpétua venceu a 3ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, com a peça "Tanque". Maria Giulia Pinheiro foi a vencedora da 2ª edição, com a obra “Isso não é Relevante”, em 2022 e Lara Mesquita venceu a 1ª edição, com “Sempre que Acordo”, em 2021.

Conheça o nosso Júri

Nesta 4º edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina temos o prazer de ter connosco três personalidades com um reconhecido percurso na área da dramaturgia. Conheça um pouco mais sobre cada um deles, lendo as respetivas biografias.

Fundo pinceladas cinza.jpg

De acordo com o International Centre for Women Playwrights, ONG que se dedica ao estímulo do trabalho das mulheres dramaturgas, 70% das peças produzidas anualmente no mundo são de autoria masculina. Na edição de obras o número ainda desce mais - em Portugal estimamos que menos de 15% dos textos editados são de mulheres. Este panorama em nada favorece a diversidade e a riqueza da produção artística, impedindo a inovação trazida pelo olhar feminino de criadoras que, sem um estímulo adequado, continuam a estar arredadas dos circuitos necessários para a divulgação das suas obras. Na direção artística do Esta noite grita-se temos tido dificuldades em fazer um equilíbrio do género autoral porque as opções de escolha são muito reduzidas no que toca a dramaturgas. Somente através do estímulo à criação será possível mudar esta realidade e garantir que mais mulheres artistas arriscam e publicam os seus trabalhos. 

Deixamos alguns links úteis para quem quiser aprofundar um pouco mais este tema:

https://www.womenarts.org/not-even/not-even-impact-of-playwrights-gender/

https://lafpi.com/the-facts/#10

https://playbill.com/article/only-1-in-5-plays-written-by-women-this-season-down-from-last-year-com-363340

https://www.womenplaywrights.org/The-Challenge


Alguns dados relevantes

Para saber mais sobre esta iniciativa, consulte as páginas do Esta noite grita-se 20232022 e 2021

A Companhia Cepa Torta e o Festim de Leituras de Textos de Teatro -  Esta noite grita-se são apoiados pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon
bottom of page