top of page

media

Mina de São Domingos acolhe Dia Aberto sobre criação no feminino

In Rádio Pax

“Este ano foram selecionadas para esta Residência as artistas Margarida Azevedo e Vera Santana, que durante o mês de maio puderam desenvolver as suas propostas na Mina de S. Domingos”, explica a Companhia Cepa Torta, entidade promotora da residência artística."

30/05/2024

por Rádio Pax

"Dias Abertos" fecha programa de residência artística, na Mina de S. Domingos

In Rádio Voz da Planície

"Margarida Azevedo e Vera Santana, artistas que durante este mês desenvolveram as suas propostas em residência artística na Mina de São Domingos, em Mértola, apresentam esta quinta-feira, dia 30, pelas 18h00, no Cineteatro da Mina de S. Domingos, os seus trabalhos intitulados de "Alma Lavra" e Papoilas". A apresentação insere-se nos "Dias Abertos" da segunda edição da residência artística "Vagabundas"."

30/05/2024

por Cultura de Borla

Residência Artística “Vagabundas” termina com dia aberto em Mértola

In Sul Informação

"A 2ª edição do Programa de Residência Artística “Vagabundas” está prestes a terminar com os dias abertos, que se realizam a 30 de Maio e 2 de Junho, na Mina de São Domingos, em Mértola, e na PenhaSco -Arte Cooperativa, em Lisboa.

Este ano, a residência contou com a presença das artistas Margarida Azevedo e Vera Santana, que, durante o mês de Maio, puderam desenvolver as suas propostas na Mina de S. Domingos."

30/05/2024

por Sul Informação

Residência Artística Vagabundas com “Dias Abertos”

In Diário Online Região Sul

"No fecho da 2ª Edição do Programa de Residência Artística Vagabundas chegam os Dias Abertos, a 30 de maio e 2 de junho, na Mina de São Domingos, Mértola e em Lisboa, na PenhaSco -Arte Cooperativa, respetivamente."

27/05/2024

por Francisco Piedade

Segunda edição Residência Artística VAGABUNDAS | CEPATORTA, em Mértola

In Rádio Voz da Planície

"Durante o mês de maio as artistas estarão em residência na Mina de S. Domingos, tirando partido deste lugar inspirador e da generosidade das suas gentes, e com as condições necessárias para desenvolver os seus projetos criativos, condições essas que muitas vezes ainda condicionam o trabalho das mulheres artistas no nosso País."

2/05/2024

por Rádio Voz da Planície

Margarida Azevedo e Vera Santana vencem VAGABUNDAS 2024

In Diário Online Região Sul

"As artistas vencedoras da 2ª edição do Programa de Residência Artística VAGABUNDAS de 2024, que estarão durante o próximo mês de Maio em residência artística na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola, são as artistas Margarida Azevedo e Vera Santana, com os seus projetos “Alma Lavra” e “PAPOILAS”."

1/05/2024

por Diário Online Região Sul

1 PATO SELVAGEM – Teatro Ibérico

In Cartaz Cultural de Lisboa

"Um ator dirige-se à boca de cena e fala de frente para o público. O seu corpo está de lado, eventualmente este ator tem cabelos compridos que deslizam pelo pescoço sem querer e os seus lábios estão descontraídos. Há palavras, mas não parece ser ele quem as diz, elas simplesmente lhe saem da boca num tom grave ao confessar qualquer coisa de forma breve e tímida. O seu corpo emana uma energia estranha e parece que levita – é Hjalmar, personagem perturbada d’O Pato Selvagem de Ibsen. Pelo que diz, ou pelo que dizem dele, não é um herói. Talvez nos voltemos então para Hedvig, a sua filha, apanhada numa trama trágica de que dificilmente nos libertaremos. Ou será Gregers, um revoltado filho de um magnata industrial, aquele que merecerá a nossa maior atenção?"

2/04/2024

por Cartaz Cultural de Lisboa

CEPA TORTA apresenta “1 PATO SELVAGEM” de Miguel Maia

In Revista Bica

"Miguel Maia apresenta uma ousada reinterpretação do clássico de Ibsen, explorando os limites entre realidade e imagem no teatro contemporâneo

Se antes procurávamos a verdade no palco, agora procuramos o quê?”

De 4 a 7 de Abril, no Teatro Ibérico, esta provocadora releitura de “O Pato Selvagem”, obra-prima de Henrik Ibsen, promete desafiar as fronteiras da criação e da vivência da obra teatral, mergulhando nas questões da identidade, da representação e da autenticidade."

2/04/2024

por Revista Bica

Estreia esta semana o espetáculo “1 Pato Selvagem” de Miguel Maia

In LuxWoman

"Inspirados pela verdade no teatro e pelo impacto que as redes sociais têm nos dias de hoje, o encenador Miguel Maia e a Cepa Torta preparam-se para estrear o novo espetáculo “1 Pato Selvagem”.

De 4 a 7 de abril, no Teatro Ibérico, esta releitura da obra-prima de Henrik Ibsen, “O Pato Selvagem”, promete desafiar as fronteiras da criação e da vivência da obra teatral, mergulhando nas questões da identidade, da representação e da autenticidade,"

2/04/2024

por Joana de Oliveira

1 Pato Selvagem

In Agenda Cultural de Lisboa

"Escrita dois anos depois de Um Inimigo do Povo, O
Pato Selvagem é uma das obras-primas absolutas de
Henrik Ibsen. Se, na primeira, o dramaturgo norueguês
questionava os mecanismos da verdade, na segunda
o pomo é colocado na mentira e na sua (piedosa)
necessidade."

1/04/2024

Por Frederico Bernardino

1 PATO SELVAGEM - a nova criação de Miguel Maia/Cepa Torta

In Buala

"É com grande entusiasmo que a Cepa Torta e o criador Miguel Maia anunciam a estreia de “1 Pato Selvagem”, uma reinvenção contemporânea do clássico de Henrik Ibsen. Este projeto desafiador promete oferecer uma experiência teatral inovadora, que coloca em questão a forma como os espectadores se conectam com a narrativa, abordando a dicotomia entre a representação realista e a amplificação artificial, tão presente na era das redes sociais."

22/03/2024

por Mariana

Em Abril, o Pato Selvagem de Henrik Ibsen “voa” até Lisboa e aterra no Teatro Ibérico

In Trendy

"A plataforma artística Cepa Torta baseou-se na obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen que faz a alegoria da “mentira vital”, um artifício essencial à vida humana."

21/03/2024

por Ricardo Durand

Sessão online | 4ª edição Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

In Cultura de Borla

"Na quarta-feira, dia 31 de janeiro, pelas 19h00, a Companhia Cepa Torta promove uma sessão online para ajudar a esclarecer todas as dúvidas sobre como concorrer ao Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, cujo período de candidaturas está aberto até 31 de março."

28/01/2024

por Cultura de Borla

Candidaturas a Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina abertas até março

In Cultura ao Minuto

"Promover, reconhecer e divulgar a dramaturgia de autoria feminina em língua portuguesa são objetivos do prémio, integrado no Festim Esta Noite Grita-se, de leitura de textos de teatro e cuja oitava edição decorre de outubro a dezembro próximos, acrescenta a companhia.

15/01/2024

por LUSA

Candidaturas ao Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina em Língua Portuguesa

In Observatório da Língua Portuguesa

"As candidaturas à quarta edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina encontram-se abertas até 31 de março, anunciou hoje a companhia Cepa Torta, promotora do galardão."

15/01/2024

por Observatório da Língua Portuguesa

Abrem as candidaturas ao Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

In Cultura Portugal

"Estão abertas as candidaturas à 4ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. Este prémio pretende promover, reconhecer e divulgar a dramaturgia de autoria feminina em língua portuguesa."

11/01/2024

por Cultura Portugal

Teatro & Dança: “Tanque”, a história de uma mulher que caminha em sentido contrário

In Expresso, Revista

"A Companhia Cepa Torta, além do projeto Esta Noite Grita-se, concebido como “um festim de leitura de peças de teatro”, criou, em 2021, o prémio Nova Dramaturgia Feminina, destinado a promover, reconhecer e divulgar a escrita dramatúrgica de pessoas que se identificam com o género feminino. Na sua mais recente edição, a vencedora foi Sofia Perpétua, com a peça “Tanque”."

10/12/2023

por João Carneiro

Coragem de Mãe, de George Tabori

In Jornal O Cola

"No âmbito da 7ª edição do Festim «Esta Noite Grita-se», estivemos presentes na Fábrica do Braço de Prata, no dia cinco de novembro, para a leitura da peça Coragem de Mãe de George Tabori, interpretada por Filipe Abreu, Elsa Valentim, Miguel Maia, Pedro Luzindro, e com o acompanhamento musical de Sebastião Martins. "

9/12/2023

por Alexandra Guțu e Rita Coelho

Esta noite grita-se - Entrevista a Miguel Maia e Filipe Abreu

In Ensaio, RTP

Entrevista aos diretores artísticos do Esta noite grita-se - Miguel Maia e Filipe Abreu e leitura de excertos do texto "Menina Júlia" por Rita Brütt, João Gaspar e Lara Matos.

15/11/2023

por Diogo Louçã Rodrigues

"Esta Noite Grita-se, Festim de Leituras de Teatro", com Miguel Maia e Filipe Abreu.

In TSF, Fila J

"Esta Noite Grita-se, Festim de Leituras de Teatro", no Museu da Marioneta e Fundação Gulbenkian, em Lisboa ou na Biblioteca de Faro. Com Miguel Maia e Filipe Abreu.

14/11/2023

por José Carlos Barreto

Esta Noite Grita-se, é um ciclo de leituras de teatro, agora em Lisboa e Faro.

In TSF

"É um festim de Teatro, Esta noite Grita-se, foi ficando desde a primeira edição, já vão na sétima temporada. Teatro lido, a partir dos textos originais, com actores, como se fosse o primeiro passo do processo de criação de uma peça de teatro mas aqui, refere Miguel Maia é uma ideia, que foi criando raízes nesta ideia da palavra dita, em teatro ainda por vezes muito delicada crua, mas a fazer sentido."

14/11/2023

por José Carlos Barreto

Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina - Entrevista a Sofia Perpétua

In RTP, Bom dia Portugal

Entrevista a Sofia Perpétua - vencedora da 3ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina com a peça "Tanque". (aos 50m20s).

12/11/2023

por José Marques

Apresentação da 7ª Edição de Esta noite grita-se

In Jornal O Cola

"No dia 1 de outubro, ocorreu na Biblioteca de Alcântara a apresentação da sétima edição do festival «Esta Noite Grita-se». Este evento, que teve início no dia 6 de outubro, e que ao longo deste último trimestre do ano de 2023 levará a cabo um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro. Para além de celebrar os clássicos, a curadoria do evento trouxe uma seleção de peças inéditas ou pouco representadas em Portugal. A direção artística é de Filipe Abreu e Miguel Maia."

4/11/2023

por Gabriel Goto

Esta Noite GRITA-SE: o prodigioso trabalho da Companhia Cepa Torta

In Voz do Operário Jornal

"Esta Noite GRITA-SE dá a conhecer obras teatrais, salientando sobretudo a palavra e aquilo os actores trazem através dela, com a sua voz e o corpo."

8/11/2023

por Mónica Baptista

Esta noite há teatro na Biblioteca

In Expresso, Revista

A partir de "A Vénus das Peles", do escritor austríaco Leopold von Sacher-Masoch, o americano David Ives
colocou um realizador à procura de uma atriz. A peça pode agora ser vista em "Esta Noite Grita-se",
iniciativa da Cepa Torta. Tem lugar na Biblioteca do Palácio Galveias, hoje, na Biblioteca Orlando Ribeiro, amanhã, e na Biblioteca de Alcântara, domingo,
sempre em Lisboa.

20/10/2023

por João Carneiro

Miguel Sopas, Joana Cotrim, e a Vénus em Peles

In CoffeePaste

"O festim Esta noite grita-se é um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro realizadas em vários locais e por um vasto número de atores, com uma direção artística comum. Esta temporada abrange um ciclo de leituras interpretadas de 5 textos de teatro, para além da 3.ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, a oficina de leitura para jovens e novos lançamentos no Podcast do Esta Noite Grita-se. O evento inclui a leitura de "A Vénus em Peles", de David Ives, por Miguel Sopas e Joana Cotrim, com quem conversámos. A leitura acontece dias 20, 21 e 22 de outubro de 2023, em Lisboa."

14/10/2023

por CoffeePaste

Um teatro para ser ouvido

In Time Out - revista trimestral

"No festim Esta noite grita-se celebra-se o espírito do teatro feito de palavras. À 7ª temporada, o ciclo de leituras interpretadas estende-se ao longo de três meses para devolver importância ao texto teatral.

6/10/2023

por Ricardo Ramos Gonçalves

Esta noite grita-se | 7ª edição - Entrevista a Miguel Maia

In RTP, Portugal em Direto

Entrevista a Miguel Maia sobre a estreia da 7ª temporada do Esta noite grita-se (2ª parte , aos 06m25s).

6/10/2023

por Alberta Marques Fernandes

Esta noite grita-se - início da 7ª temporada

In Antena 3, Domínio Público

"Esta noite grita-se é um festim de leituras interpretadas de teatro que este ano chega à edição 7" (aos 1m40s).

6/10/2023

por Domínio Público

Esta noite grita-se - 7º Festim de leituras de textos de teatro

In Agenda Cultural de Lisboa

Na sua 7.ª edição, o Esta Noite Grita-se é um ciclo de leituras interpretadas de textos de teatro realizadas em vários locais e por um vasto número de atores, com uma direção artística comum.

Esta temporada, abrange um ciclo de leituras interpretadas de cinco textos de teatro e a 3ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, para além da oficina de leitura para jovens e novos lançamentos no Podcast do Esta Noite Grita-se.

1/10/2023

por Agenda LX online

Um festim literário e teatral para degustar em Lisboa

In JN - Site

O festim ‘Esta Noite Grita-se’ inicia-se este domingo na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, com uma sessão especial, de entrada livre. Até dezembro, vive-se a palavra e o texto, com leituras e atividades paralelas.

1/10/2023

por Patrícia Neves

Esta noite grita-se : dar ouvidos ao teatro

In Jornal Letras

Leituras interpretadas de peças de teatro por atores e atrizes em vários espaços de Lisboa e, nesta sétima edição, também em Faro, o Esta noite grita-se está de regresso a 1 de outubro com uma sessão especial na Biblioteca de Alcântara, dia em que será anunciada a vencedora do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, promovido pela Companhia Cepa Torta, que organiza o festival.

20/09/2023

por Leonor Nunes

Projeto Malacate termina com espetáculo

In RTP

O projeto Malacate transformou a Mina de S. Domingos, no Baixo Alentejo num importante polo cultural nos últimos dois anos. O investimento está a terminar. O espetáculo de encerramento é uma peça de teatro comunitário que envolve gente da terra e atores profissionais.

9/06/2023

por Teresa Marques

Projeto Malacate apresenta espetáculo comunitário “Caixa de Perguntas”

In Rádio Voz da Planície

"O projeto Malacate chega ao fim, depois de um ano e meio de intervenção artística na Mina de São Domingos, com a apresentação do espetáculo “Caixa de Perguntas”, que ficará em cena até 11 de junho e que conta com a participação da comunidade."

8/06/2023

por Rádio Voz da Planície

Projeto Malacate: "A sedução de um lugar povoado de fantasmas"

In TSF

"Deram vida à terra", exclama Manuel Rodrigues, um dos 600 habitantes da aldeia, e um dos elementos do grupo coral da Mina de São Domingos. E vão deixar saudades.

Durante um ano e meio, a companhia Cepa Torta, com o apoio da câmara de Mértola, instalou-se na aldeia da Mina de São Domingos. Financiados por um projecto europeu, cuja parceria se estende à Noruega, e contaminados pela ideia de uma energia criativa, capaz de gerar as mais variadas expressões artísticas num território do interior, o Projecto Malacate, despede-se da aldeia neste mês de Junho. A caminhada artística desde Dezembro de 2021, com uma comunidade marcada pela exploração mineira, é o projecto da reportagem

7/06/2023

por Teresa Dias Mendes

Interrogar a memória - entrevista a Miguel Maia

In Jornal de Letras

"Uma fábula contada a partir de uma ideia de memória, na ruína do cais do minério, na Mina de S. Domingos, perto de Mértola: Caixa de Perguntas, um espetáculo de rua, criação da Companhia Cepa Torta com os habitantes locais, estreia a 8 de junho. É o momento final do Projeto Malacate, que ao longo de um ano e meio animou aquele território com teatro, dança, arte de rua e artes plásticas. Um trabalho com a comunidade do interior alentejano que o diretor artístico, Miguel Maia, gostaria de ver continuado num festival.

31/05/2023

por Maria Leonor Nunes

Entrevista a Miguel Maia sobre estreia da Caixa de Perguntas

In Canal Alentejo

"Companhia Cepa Torta leva espetáculo teatral de rua às ruínas do cais do minério na Mina de S. Domingos"

30/05/2023

por Canal Alentejo

Entrevista a Miguel Maia sobre o Projeto Malacate

In CoffeePaste

"MALACATE é um projeto de intervenção artística multidisciplinar criado especificamente para a Mina de São Domingos (Mértola): um local com marcante passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de impressivo valor estético que ainda subsiste. Conversámos com Miguel Maia, da Cepa Torta, para saber mais sobre o projecto."

23/04/2023

por CoffeePaste

Vagabundas, com Marta Xavier e Catarina Vieira

In CoffeePaste

"VAGABUNDAS é uma residência artística de criação que tem como objetivo promover a criação artística no feminino e na interseção com o desenvolvimento de trabalho artístico descentralizado em particular em comunidades com problemas de desenvolvimento e desertificação. É uma iniciativa da Companhia Cepa Torta, e acontece na Mina de São Domingos. Fomos até aquela localidade alentejana conversar com as seleccionadas deste ano, Marta Xavier e Catarina Vieira."

21/04/2023

por CoffeePaste

Rui Paixão apresenta Abandonada Mente, performance inserida no Projeto Malacate

In Antena 3, Domínio Público

"Abandonada Mente: uma performance imersiva na Mina de São Domingos" (aos 1m50s)

20/04/2023

por Domínio Público

Abandoned Minds | Projeto Malacate - entrevista a Rui Paixão e Brandon Lagaert

In CoffeePaste

"Abandoned Minds é um espetáculo imersivo criado para a Mina de S. Domingos com uma forte componente de elementos visuais e auditivos. O projeto nasceu do interesse mútuo numa colaboração artística entre o artista performático Rui Paixão e do coreógrafo Brandon Lagaert, fundindo o mundo e a lógica interna do circo, da dança e do teatro. Conversámos com ambos sobre vários aspectos desta criação, integrada no Projecto Malacate. O espectáculo apresenta-se dias 19 e 20 de abril de 2023."

17/04/2023

por CoffeePaste

Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. Estão abertas as candidaturas para a terceira edição

In Gerador

O prémio foi criado em 2021, quando os codiretores daquele festim de leituras de peças de teatro, Miguel Maia e Filipe Abreu, se aperceberam da falta de representatividade feminina existente na dramaturgia editada em Portugal – o que os levava a escolher “quase sempre textos escritos por homens.”

2/02/2023

por Flávia Brito

Já abriram as candidaturas para a 3.ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

In Comunidade Cultura e Arte

O ano de 2023 arranca com a abertura do período de candidaturas ao já reconhecido Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

5/01/2023

por Comunidade Cultura e Arte

"Entropia", de Marina Nabais e Ricardo Machado, no Cineteatro da Mina de São Domingos

In TSF, Fila J

Entrevista a Marina Nabais e Ricardo Machado sobre o espetáculo ENTROPIA, uma criação no âmbito do Projeto MALACATE, promovido pela Companhia Cepa Torta.

12/12/2022

por José Carlos Barreto

Palcos da Semana - Entropia minada

In Público, Ípsilon

“Será a entropia vista só como perda e caos? Ou poderemos encontrar um espaço de resiliência e da possibilidade de gerar microestados de imprevisibilidade que voltem a gerar vida?” Destas interrogações nasceu a nova criação de Marina Nabais e Ricardo Machado.

11/12/2022

por Sílvia Pereira

O Evangelho, as recomendações de Miguel Maia

In Radar, O Evangelho

Vamos a meio da temporada deste ano de “Esta Noite Grita-se”, um festim de leituras de textos de teatro, lidos por atores profissionais em diversos espaços de Lisboa. O programa estende-se até 4 de Dezembro e esta semana contamos com as recomendações de Miguel Maia, o director artístico.

14/11/2022

por Radar

Esta noite grita-se 6ª Temporada

In Radio Observador, Convidado Extra

Miguel Maia e Filipe Abreu, diretores artísticos da Companhia Cepa Torta, vêm falar da 6ª temporada do “Esta noite grita-se”, um festim de leituras interpretadas por atores profissionais, a decorrer até 4 de dezembro no Teatro Nacional D. Maria II, CCB e Bibliotecas Municipais de Lisboa, assim como da 2ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

8/11/2022

por João Paulo Sacadura

Esta noite grita-se com Filipe Abreu

In CofeePaste

Realiza-se de 14 de outubro a 4 de dezembro de 2022 a 6ª temporada do “Esta noite grita-se”, um festim de leituras interpretadas por atores profissionais, assim como a 2ª Edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina. Do elenco fazem parte nomes como André Gago, Cucha Carvalheiro, João Pedro Mamede, Sandra Faleiro, João Vicente, Nádia Yracema, Bruno Soares Nogueira, Luciana Ribeiro, Marta Taborda, Rita Rocha Silva, Rafael Gomes, Miguel Maia e Filipe Abreu, entre outros. Conversámos com um dos directores artísticos da iniciativa Filipe Abreu, para saber mais.

12/10/2022

por Pedro Mendes

Maria Giulia Pinheiro vence Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

In SapoMag

A escritora, poeta e performer Maria Giulia Pinheiro venceu a 2.ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, com o texto “Isso não é relevante”, anunciou hoje a Companhia Cepa Torta, que promove a iniciativa.

30/09/2022

por SapoMag / Lusa

Entrevista a Miguel Maia sobre a estreia de O Horla

In RTP, Jornal 2

Entrevista a Miguel Maia, sobre a estreia do espetáculo O HORLA. (aos 25m)

2/07/2022

por Fátima Araújo

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon
bottom of page