Sabrina Marthendal
Pedral
“Pedral” é uma proposta dramática que dissolve as fronteiras entre o texto dramático e a prosa, a poesia e a performance, assumindo um formato livre para ser interpretado no corpo de uma ou várias mulheres. Num tom confessional, íntimo, e amplamente poético – o texto coloca-nos dentro de uma Grande Pedreira, onde Mulheres e Pedras se fundem e confundem, e suscita o desenrolar de uma série de memórias, histórias, testemunhos e vozes de mulheres, que brotam como se organicamente das pedras, da relação entre elas e o seu corpo, entre o corpo e os seus efeitos, num jogo constante de camadas cénicas que interpelam o espectador a viajar entre o espaço do concreto e do imaginário. A partir da transformação metafórica de Mulheres em Pedras, as palavras ganham contornos de uma intimidade muito particular, que desnuda de uma forma acutilante a crítica do lugar do feminino na cultura, a sua posição no espaço individual e coletivo, numa evocação entre recordação e sonho, realidade e devaneio onírico, entre palavras que são ditas, e silêncios que se instalam.
Excerto da declaração do júri sobre as obras finalistas
Biografia
Artista brasileira, trabalha primordialmente a partir do hibridismo entre as linguagens da cena e da imagem. É atriz, diretora, dramaturga, professora de teatro e de fotografia, pesquisadora visual e fotógrafa cultural. Atua na cidade de Blumenau/SC e região há 25 anos. Integra a Cia Carona de Teatro desde 2006 e a Cia MovIn desde 2019. É graduada bacharel em Interpretação Teatral pelo
Curso de Artes Cênicas da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Já participou de formações com Janaína Leite (São Paulo/SP), Periplo Compañía Teatral (Buenos AIRES/AR), Grupo XIX de Teatro (São Paulo/SP), Núcleo Interdisciplinar De Pesquisas Teatrais Da Unicamp – LUME (Campinas/SP), Nilo Biazzetto Neto (Curitiba/PR), Lilian Barbon (Florianópolis/SC), Sérgio Sakakibara (Florianópolis/SC), Michelle Serena (Curitiba/PR), entre outros. Em 2019 lançou, em coautoria com Gregory Haertel e Thiago K, o livro-cd “Quando o Grito enfim Chegar”. Escreveu e dirigiu mais de 20 espetáculos teatrais pela Carona Escola de Teatro e atuou em mais de 15 espetáculos durante sua trajetória.
@binamarthendal (Instagram e Facebook)
