top of page
  • Writer's pictureCompanhia Cepa Torta

Estreia "O Horla" o Tomo II dos Estudos sobre o Desejo, de Miguel Maia

Updated: May 3, 2023


Após a visitação ao excêntrico Barão de Branquinho da Fonseca, Miguel Maia levará de 28 de junho a 10 de julho de 2022 à cena o segundo volume deste tríptico com base no conto “O Horla”, de Guy de Maupassant, publicado originalmente em 1886, com uma segunda versão editada no ano seguinte.

©Sónia Godinho


Usando como base o conto “O Horla”, de Guy de Maupassant, publicado numa primeira versão em 1886, contaremos a história de um homem abastado, que vivia nas margens do Sena e que, certo dia após ter cruzado a vista com um barco proveniente de um país tropical, começa a sentir estranhos sintomas que o lançarão num turbilhão de acontecimentos perturbador.


O seu humor decai rapidamente e, para confirmar a sua suspeita de que uma presença o assombra, leva a cabo uma série de experiências, constatando que este estranho ser bebe do seu leite e da sua água, não tocando em nada sólido.


O que de início começa por ser uma sensação de estranheza, rapidamente se apodera da sua mente, colocando em causa as suas certezas sobre si, sobre o seu corpo, os seus sentidos e o mundo que o rodeia.


Neste espectáculo agarramos neste sítio, neste não-lugar da dúvida absoluta para pôr em questão também a nossa forma de procurar a personagem, o seu (nosso) corpo, o seu (nosso) cenário. O desejo materializa-se nesta pulsão de busca, cada vez mais frenética, dum fantasma que talvez seja o nosso reflexo.


Nestas investidas, cada vez mais fundas, o corpo deixa de responder às nossas ordens e procura ele próprio as saídas.


Através de uma composição cénica que se modifica e expande, e uma proposta audiovisual que continuamente nos desafia, somos o Horla num espaço industrial datado do princípio do séc. XX em Marvila.


Todos os caminhos continuam em aberto, quando, num palco, misturamos actores e desejo.


Bilhetes podem ser adquiridos na BOL



FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA Texto, dramaturgia e encenação – Miguel Maia, a partir do conto O Horla, de Guy de Maupassant Interpretação e Apoio à Criação – Alice Medeiros, João Gaspar, Marta Rijo, Vitor Alves da Silva Apoio à criação – Inês Tarouca Espaço cénico e figurinos – Sara Franqueira e Joana Saboeiro Desenho de luz – Manuel Abrantes Sonoplastia e música original – Pedro Freixo Operação de Luz | Janaina Gonçalves Design – Cinara Peralta Pisco Vídeo – Mário Jerónimo Negrão Fotografia – Sónia Godinho Assessoria de imprensa – Levina Valentim Direção de cena – Antonio Milheirão Direção de produção – Paula Fernandes Assistente de produção – Beatriz Sousa

Produção – Companhia Cepa Torta



Apoios – Câmara Municipal de Lisboa, IFICT – Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral, ONE your first stop, Soulpepper Lda

Parceiros Media – Antena 2, Coffeepaste


AGRADECIMENTOS ADÃO, EIRA, Junta de Freguesia de Marvila, OUT.RA, Primeiros Sintomas, Teatro Meridional, Terra Líquida Filmes, Maria Folha, João Diogo Lopes, Lúcia Faria, Manuela Albuquerque, Patrícia d'Almeida, Paula Freitas, Rita Folha, Teresa Folha.



61 views
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon
bottom of page