top of page
  • Writer's pictureCompanhia Cepa Torta

Dias abertos e uma conversa no fecho da Residência "Vagabundas"


Entre 27 e 29 de abril decorreram na Mina de S.Domingos várias atividades que marcaram o fecho da residência artística VAGABUNDAS.


Nos dias 27 e 28 foram Dias Abertos à comunidade, que tão bem acolheu as artistas Catarina Vieira e Marta Xavier, e que teve o propósito de mostrar o trabalho que foi possível desenvolver ao longo deste mês de Abril.


O ponto de encontro com o público foi o Cineteatro, e partir daqui fomos levados numa viagem, primeiro pela mão da Catarina Vieira, com a sua performance "Lugar X", tendo terminado junto às ruínas das oficinas do complexo mineiro para assistirmos à apresentação da Marta Xavier, com "Mina, Mercedes, Marta: um triálogo", que contou também com uma participação do Grupo Coral da Mina de S. DOmingos, que muito agradecemos a generosidade.


"LUGAR X" , a performance da Catarina Vieira, pretende, de acordo com a própria, "refletir sobre os mecanismos de extração de valor dos corpos, dos ecossistemas, da vida, das relações".

Já Marta Xavier descreve "Mina, Mercedes, Marta: um triálogo", como "o primeiro ato de uma narrativa que ainda agora foi semeada. Interseta música, récita e desenho, numa quase procura por uma Mercedes que me levou a sair do meu espaço e a socializar por aí fora".

Nestes três dias esteve patente no interior do Cineteatro uma exposição sobre a pesquisa realizada pelas duas artistas na Mina de São Domingos, no decorrer desta Residência.

No dia 29, fechámos com uma conversa com as duas artistas, sobre o processo criativo durante a residência, moderada pelo diretor artístico da companhia, Miguel Maia. Contámos também com a presença de António Pacheco, um estudioso da vida e obra de Mercedes Blasco, a artista que inspira este programa de Residências, e a quem agradecemos o muito que nos contou sobre esta atriz tão injustamente esquecida do panorama cultural português.


Nesta conversa falou-se do percurso, das expectativas e do futuro do projeto VAGABUNDAS e ficou no ar muita curiosidade sobre o desenrolar dos trabalhos, tanto da Catarina como da Marta, nos próximos meses, para a apresentação que será feita em outubro, desta vez em Marvila, Lisboa.


Fotografias por ©Sónia Godinho (excepto as fotografias da conversa, por ©Inês Achando)


23 views
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Youtube Icon
bottom of page